quinta-feira, 1 de maio de 2014

VINTE ANOS SEM AYRTON SENNA

(Ayrton Senna)
Ayrton Senna da Silva, nascido em 21 de março de 1960, Senna começou sua carreira competindo por Kart. Mudou-se para competições de automobilismo  em 1981, sagrando-se campeão do Campeonato Britânico de fórmula 3 após 2 anos de sua estreia. Seu bom desempenho na Fórmula 3 impulsionou sua ascensão à Fórmula 1 , fazendo sua primeira aparição na categoria no Grande Prêmio do Brasil de pela equipe Toleman - Hart , tendo abandonado a corrida na 8a volta.
Em sua primeira temporada, Senna conseguiu pontuar em 5 corridas, fechando o ano com treze pontos e a 9a posição na classificação geral dos pilotos.11 No ano seguinte, trocou a Toleman-Hart pela Lotus-Renault, equipe pela qual venceu seis Grands Prix ao longo de três temporadas.  Em 1988, juntou-se o Francês Alain Prost  (que seria seu maior rival em sua carreira) na Mclaren-Honda e viveu anos vitoriosos pela equipe. Os dois juntos venceram 15 dos 16 Grands Prix daquela temporada, e Senna sagrou-se campeão mundial pela primeira vez. Prost levou o campeonato de 1989 , e Senna retomou o título em 1990 - ambos títulos foram decididos por colisões entre os pilotos no Grande Prêmio do Japão. Na temporada seguinte, Senna faturou seu terceiro título mundial, tornando-se o piloto mais jovem a conquistar um tricampeonato na Fórmula 1.

Sua reputação de piloto veloz ficou marcada pelo recorde de pole positions que deteve. Sobre asfalto chuvoso, demonstrava grande capacidade e perícia, como demonstrado em atuações antológicas nos GPs de Mônaco 1984, de Portugal 1985 e da Europa 1993. Senna ainda detém o recorde de maior número de vitórias no prestigioso Grande Prêmio de Mônaco  - seis - e é o terceiro piloto mais bem sucedido de todos os tempos em termos de vitórias.  

(Video GP do Brasil 1993)


Morreu em acidente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari em Ímola durante o grande prêmio de San Marino em 1994. Na abertura da sétima volta Senna rapidamente fez a terceira melhor volta da corrida, seguido por Schumacher. Senna iniciara o que seria a sua última volta; ele entrou na curva Tamburello e perdeu o controle do carro, seguindo reto e chocando-se violentamente contra o muro de concreto. A telemetria  mostrou que Senna, ao notar o descontrole do carro, ainda conseguiu, nessa fração de segundo, reduzir a velocidade de cerca de 300 km/h (195 mph) para cerca de 200 km/h (135 mph). Os oficiais de pista chegaram à cena do acidente e, ao perceber a gravidade, só puderam esperar a equipe médica. Por um momento a cabeça de Senna se mexeu levemente, e o mundo, que assistia pela TV, imaginou que ele estivesse bem, o socorro demorava absurdamente para chegar, mas esse movimento havia sido causado por um profundo dano cerebral. Senna foi removido de seu carro pelo Professor Sid Watkins Neurocirurgião   de renome mundial pertencente aos quadros da Comissão Médica e de Segurança da Fórmula e chefe da equipe médica da corrida, e recebeu os primeiros socorros ainda na pista, ao lado de seu carro destruído, antes de ser levado de helicóptero   para o Hospital Maggiore de Bolonha a onde, poucas horas depois, foi declarado morto.
(Acidente fatal de Ayrton Senna)

(Mapa da Pista)

(Video Acidente Falta de Senna)

No dia 4 de maio, o corpo de Sena chegou a São Paulo, foi levado para a Assembleia Legislativa, onde foi velado.  O sepultamento ocorreu na manha do dia 05 no cemitério paulista, seguido por um cortejo de milhares de pessoas, entre familiares, amigos, pilotos fãs que idolatravam o ídolo, verdadeiramente queriam se despedir.
(Corpo de Senna sendo transportado ao Brasil)

(Velório de Ayrton Senna)

(Cortejo de Ayrton Senna)
20 anos se passaram desde o acidente e morte de Ayrton, hoje 1º de maio aniversario de morte do piloto, os Brasileiros idolatram Senna ainda mais, para muitos trata-se de um verdadeiro herói, lembrando em todo o mundo. Senna se solidificou após sua morte com a criação do instituto Ayrton Senna que tem como missão social produção e aplicação em escala de conhecimento e inovação em educação integral de jovens e crianças. O Instituto que é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, presidido por Viviane Senna, foi fundado em novembro de 1994, através de programas e incentivos criados pelo Instituto milhares de crianças, Programa Educação pelo Esporte; Programa Se Liga; Acelera Brasil e entre outros, mantendo acessa a chama do desejo de Ayrton de fazer mais pelo social, ajudar as crianças brasileiras.

Redação: Junior Firmino

Nenhum comentário:

Postar um comentário