sexta-feira, 25 de julho de 2014

PREFEITURA DE ESPERANÇA NÃO VAI AUMENTAR REPASSE PARA A MATERNIDADE E SESSÃO ESPECIAL DA CÂMARA TERMINA EM TUMULTO

Com a plenária lotada a câmara de vereadores de Esperança no agreste da Paraíba, realizou nesta quinta-feira (24) uma sessão especial para debater o fechamento as Casa de Saúde e maternidade São Francisco de Assis, a mesma foi dirigida pela mesa diretora na pessoa da presidente vereadora Cristiana Almeida (PSB).
No inicio da sessão a presidente leu um ofício que foi encaminhado pela Irmã Luciana, diretora da Maternidade comunicando sua ausência por motivos de saúde e sua idade.
Em seguida a vereadora convocou o vice-diretor Wagner Gomes que por sua vez passou a palavra a Drª Graça da VERCONSULT que fez uma demonstração contextualizada com gráficos e números mostrando o percentual de atendimento na saúde de Esperança, tanto da Maternidade, como do Hospital Municipal, nesta planilha apresentada pela Drª Graça que também atende na Maternidade ela mostra um quadro preocupante, onde pequenas cirurgias que deveriam ser feitas em Esperança são realizadas em outras cidades, fazendo com que o faturamento dos hospitais da cidade perca dinheiro.
Da mesma forma a planilha mostra o atendimento clinico do Município e mais uma vez, a Casa de saúde e Maternidade fez mais atendimento do que o Hospital municipal.
Nesta planilha também foi apresentado como é possível aumentar o atendimento médico e até mesmo reativar a Maternidade para que venha nascerem novos filhos de Esperança em sua cidade natal, e não em outros centros.
O vereador Adailton dos Santos (SDD)disse em sua fala que está na hora do palanque ser desarmado, e que o momento é de se buscar soluções e não de falatório, e mais tá na hora dos governos Municipal e Estadual fazerem alguma coisa para melhorar a nossa saúde, é preciso que os empresários contribuam financeiramente para salvar a Maternidade disse.
Já o vereador Evandro Alves (PMDB) usou a tribuna e disse que foi de sua autoria o requerimento que solicitou uma ajuda financeira por parte dos vereadores, e que esse problema se estende por muito tempo, e em todo país está assim, o povo sofrendo por falta de atendimento nos Hospitais, é lamentável disse Evandro, e o que atrapalha é a política, e isso se estende por todo o ano em Esperança, é preciso união disse o vereador para que se resolva o problema e a maternidade não venha a fechar suas portas.
O vereador Carlos André (PTB) parabenizou a Drª Graça pela planilha apresentada mostrando ao povo como funciona a saúde de Esperança. Carlos André disse em sua fala que a secretária de saúde de Esperança Rosete Bezerra, foi infeliz em suas palavras, e que o momento é de apresentar soluções, e não colocar culpas em gestões do passado porque o problema é do presente, e não de gestão A ou B, e que a mesma força que se uniu para trazer uma atração nacional para os festejos juninos de esperança, poderia se unir agora e apresentar uma solução para o problema da maternidade.
O vereador Joelmir Ribeiro (PTB) disse que a situação é complicada, mas tem solução, E muito foi falado mais ninguém apresentou uma solução até o momento, e que o gestor falhou em não ter comparecido a sessão para apresentar uma proposta ou contra partida para o convênio da Maternidade. Joelmir disse durante sua fala, que o que deve ser feito é montar uma comissão de vereadores e representantes da maternidade e se reunir com o prefeito Anderson Monteiro e juntos buscar uma solução imediata enquanto há tempo.
O Vereador Divalcir Diniz (SDD) durante sua fala disse que muito se fala do passado, e culpam gestões passadas, só que o problema não é de hoje, e precisa de uma resposta agora,e o que se pede é irrisório, falta vontade politica disse o vereador, é preciso respeitar os Idosos que buscam na maternidade uma Saúde e atendimento de qualidade, a prefeitura tem dinheiro, e com recursos próprios dá para se resolver o problema é só querer, e o dinheiro é do povo disse Baba da Pipoca.
Adilio Maia (PSL) iniciou sua fala criticando a gestão atual, eles fecharam o Hospital geral, agora querem fechar nossa Maternidade disse o vereador. O único deputado estadual que ajuda a maternidade financeiramente é frei Anastácio disse Adilio, e lembrou que o primeiro convênio foi celebrado na gestão do Ex-Governador Maranhão, e mais no governo de Cássio não veio nada e só agora no Governo de Ricardo Coutinho houve um novo convênio com o estado. Estão brincando com a nossa saúde disse Adilio, e até aqui nenhuma contra proposta foi apresentada pela gestão atual.
A última a usar a tribuna foi a vereadora Cristiana Almeida (PSB), e lamentou a ausência do prefeito a sessão, pois só ele poderia da uma solução para o problema da maternidade. Cristiana lembrou na tribuna que a primeira coisa que foi tomada das Irmãs, foi a escola paroquial, que prestava um excelente serviço a população esperancense, e pediu ao vereador Nielly (PSC) que agendasse uma reunião com o prefeito, os vereadores e a diretoria da maternidade para resolver o empasse. Ela mostrou na tribuna números que mostram que a saúde de Esperança é bem servida financeiramente, e o portal da transparência mostra esses números, o que falta é planejamento disse a vereadora, é preciso trabalhar com seriedade e não fechando hospitais. Durante a fala da vereadora Cristiana Almeida os trabalhos eram dirigidos pelo vice-presidente da casa, vereador Adailton dos Santos (SDD) e como houve um tumulto na plenária entre a secretária de saúde do município e algumas pessoas que acompanhavam a sessão, a mesma deixou a sessão que foi encerrada pelo vereador Adailton por conta do tumulto.
Logo no inicio dos trabalhos a secretária de saúde do município, Rosete Bezerra, disse que não era interesse do prefeito fechar a maternidade, e fez um balanço alegando que não tem dinheiro para um aumento no repasse da Maternidade.
Na próxima segunda feira os vereadores vão se reunir com a direção da maternidade para formular um documento solicitando do prefeito Anderson Monteiro uma contra proposta.


Fonte: Belarmino Noticia
Creditos : Joseilton Pereira


Em respeito à justiça eleitoral os comentários estão temporariamente desativados

Um comentário:

  1. Asa empréstimo empréstimo empresa estão prontos para emprestar-lhe qualquer quantidade que você precisa para iniciar o seu negócio pessoal. Eu dou para fora o empréstimo à taxa de interesse de 2%, assim que amável aplica para o empréstimo agricultural da agricultura. Se você precisar de empréstimo entre em contato com nosso e-mail: asaloaninstituteplc@gmail.com, você também pode entrar em contato com este e-mail: asaloaninstituteplc@yahoo.com

    Asa loan lending company are ready to loan you any amount you need to start up your personal business. we give out loan at 2% interest rate, so Kindly apply for agricultural farming loan. if you need loan contact our email:asaloaninstituteplc@gmail.com, you can also contact this email:asaloaninstituteplc@yahoo.com

    ResponderExcluir