segunda-feira, 18 de abril de 2016

PROCESSO DE IMPEACHMENT É APROVADO PELA CÂMARA FEDERAL

(Sessão da Câmara Federal - Votação do Impeachment) 

Com o voto do deputado federal pernambucano Bruno Araújo (PSDB-PE) a Câmara chegou a 342 votos e autoriza a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Ao todo foram 367 votos a favor do impeachment, 137 contra. Ainda houve sete abstenções em duas ausências. A matéria agora será encaminhada para o Senado e terá que ter apenas maioria simples, ou seja 41 votos, para ser aprovado.
A sessão na Câmara neste domingo (17) começou às 14h. O primeiro a falar foi o relator do processo, Jovair Arantes (PTB-GO), que chegou a ser interrompido por parlamentares, disse que o processo foi conduzido com serenidade na Comissão Especial do Impeachment, que aprovou seu relatório a favor do impeachment na semana passada. Segundo ele, há indícios suficientes para indicar crime de responsabilidade cometido pela presidente.
O líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), reiterou que votará contra o impeachment, mas ressaltou o posicionamento majoritário de sua bancada a favor. Afirmou que a decisão foi tomada devido às “circunstâncias políticas” do país. Picciani pediu que no dia seguinte todos sentem à mesa na busca de melhorar a vida da população, deixando as ambições políticas de lado.
O líder petista, Afonso Florence (BA), afirmou que não há crime de responsabilidade que tenha sido praticado por Dilma, classificou a votação como uma eleição indireta e destacou as manifestações de rua que tem acontecido em defesa do mandato da presidente.
O líder do PSDB, Antonio Imbassahy, enfatizou as acusações de corrupção contra o governo, a crise econômica e afirmou aos colegas que restará a “vergonha” aos que defenderem Dilma.
Outros 22 líderes, como os paraibanos Aguinaldo Ribeiro, do PP, e Wilson Filho, do PTB, também orientaram suas bancadas. Os deputados paraibanos encaminharam pela aprovação do processo de impeachment.
Depois foi a fez do líder da minoria, deputado Miguel Haddad (PSDB-SP). Por último o líder do governo, deputado José Guimarães usou a tribuna e encaminhou pela rejeição do processo.
Como votaram os deputados da Paraíba:
Todos os 12 deputados federais da Paraíba declararam antecipadamente os votos na sessão deste domingo e os mantiveram. Nove foram a favor do processo de impeachment da presidente e três votaram contra.
Deputados que votarão pelo impeachment: Manoel Júnior (PMDB), Hugo Motta (PMDB), Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), Rômulo Gouveia (PSD), Aguinaldo Ribeiro (PP), Efraim Filho (DEM), Wilson Filho (PTB), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Benjamin Maranhão (SD).
Deputados que votarão contra o impeachment: Luiz Couto (PT), Wellington Roberto (PR) e Damião Feliciano (PDT).

Fonte: Blog do Gordinho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário