quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

DEPUTADO WELLINGTON ROBERTO (PR) AGE NO CONSELHO DE ÉTICA PARA SALVAR EDUARDO CUNHA

Os deputados federais da Paraíba Manoel Júnior (PMDB), Hugo Motta (PMDB) e Wellington Roberto (PR) se mobilizaram nesta terça-feira (1º), no Conselho de Ética da Câmara Federal, para tentar salvar o mandato do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB).
O deputado Wellington Roberto chegou a protocolar um voto alternativo ao parecer do relator, o deputado Fausto Pinato (PRB-SP),  que opinou pela continuidade do processo que investiga Cunha. O parlamentar defendeu que o processo se encerre e seja aplicada de imediato uma punição mais branda a Cunha- uma censura pública escrita.
A proposta foi criticada pelo relator e deputados defensores da continuidade do processo de Cunha. Para eles, não pode haver um voto em separado que defenda o arquivamento do processo, ou seja, a inadmissibilidade, e ao mesmo tempo uma punição.
O deputado Hugo Motta, que presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou esquema de corrupção na Petrobras,  sustentou que a deputada Eliziane Gama (REDE-MA) não poderia votar porque foi eleita para o colegiado por indicação do bloco do PSDB-PPS-PSB, quando estava filiada ao PPS.
Eliziane já declarou abertamente que votaria pela continuidade do processo de Cunha, por isso a intenção de Hugo Motta de impedir que ela votasse. O presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD-BA), rejeitou a questão de ordem do peemedebista, dizendo que os integrantes do colegiado são eleitos e não podem ser substituídos.
Já o deputado Manoel Júnior partiu em defesa de Cunha ao garantir que o presidente não mentiu à CPI sobre suas contas no exterior.
Após seis horas de sessão, o Conselho de Ética da Câmara encerrou a reunião sem votar o parecer do deputado Fausto Pinato. O presidente do colegiado, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), disse que retomará a análise do parecer nesta quarta-feira (2), às 14h30.

Matéria: Blog do Gordinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário